Realidade
virtual: computador, multimídias e blogs.
O uso dos hardwares e softwares como
facilitadores ou promovedores de atividades recreativas e para fins de
realização das mais diversas atividades profissionais constitui-se em uma
revolução comportamental a qual está tão fortemente instalada, que indubitavelmente nos dispõe à certeza de que
é irreversível. Nunca mais faremos as mesmas coisas do mesmo que fazíamos
outrora, antes do computador. Alguns últimos moicanos das práticas antigas
ainda insistem em usar a velha máquina de datilografar, outros ainda defendem
que a cartinha do correio é mais afetiva que a “frieza”do email, muitos
defendem as antigas brincadeiras de jogar o pinhão na terra e lamentam os jogos
virtuais. Talvez nós até concordemos com muitas das assertivas, em parte
saudosistas, das expostas acima. Contudo, os tempos mudaram e não adianta mais
gastas os cartuchos de nossa munição intelectual, que, paradoxalmente, apela
muitas vezes para causas afetivas em se tratando da defesa da permanência dos
antigos costumes. A verdade é que precisamos aprender, ou melhor, reaprender a
fazer as coisas antigas com as tecnologias modernas.
Em se tratando de aspecto relevante
da revolução comportamental que o computador nos trouxe, temos, na esfera software, o advento da multimídia, a
qual o Dicionário Aurélio define como sendo “ combinação de diversos formatos
de apresentação de informações audiovisuais, como textos imagens, sons, vídeos,
animações etc.” A multimídia gerou a necessidade de estudos voltados para a
utilização da mesma na perspectiva educacional. Espera-se, com os resultados
dos estudos, que a multimídia possa, pelas possibilidades que ela comporta, não
apenas ser uma socialização de domínio técnico e operacional das TIC (
Tecnologias de Informação e Comunicação) como também a efetiva utilização das
mesmas como recursos de aprendizagem sem que seja ignorado o processo de produção de sentidos hegemônicos
que são gerados a partir da articulação de linguagens pelo uso dos textos
multimidiáticos. Articulação essa que se constitui como uma das mais importantes condições de produção
dos sentidos e das tendências discursivas que orientam nossas interlocuções e
mediações contemporâneas. Não basta o domínio e o reconhecimento do alcance da
tecnologia, seus recursos e possibilidades,
mas imprescindível a produção de sentido pelos recursos que a multimídia
nos permite.
Abordamos a revolução comportamental e
cultural na esfera da realidade virtual, enfatizando a irreversibilidade de uma
prática que se instalou e pusemos em destaque a questão da multimídia. Mas
dentro da multimídia há um subconjunto dessa realidade virtual que queremos por
em evidencia pela suas possibilidades pedagógicas, trata-se dos blogs. Os blogs
são dispositivos virtuais que encerram possibilidades de informação audiovisual
e devido a isso se constitui em podem
ser empregados em duas perspectivas pedagógicas: blogs enquanto recurso pedagógico e enquanto
estratégia pedagógica. Na primeira das duas perspectivas citadas, o blog
funciona como um depósito de informações do professor que a disponibiliza para
o aluno, na segunda o blog constitui-se não em algo construído pelo professor, mas
em uma produção de conhecimento organizada pelos alunos, ainda que sob
orientação do mestre.
Precisamos adaptar-nos a essa estrutura
virtual concedida pela revolução digital e transformar nosso comportamento (já
transformado pelo computador em nosso modo de fazer as coisas) adaptando o uso
de multimídias e do blog para a perspectiva educacional no patamar dos cursos
superiores. Precisamos levar a multimídia e o blog para a universidade afim de
que possamos, pelas condições oferecidas pelos blogs e multimídias,
construirmos linguagens articuladas que produzem sentidos de acordo com as
exigências de nossa acelerada e mutante contemporaneidade. Levemos em conta
ainda, que não somente podemos re-significar ou tonificar linguagens pelas
articulações de sentido levando em conta do discurso hegemônico, como também
entendermos o auxílio que a multimídia e os blogs podem nos propiciar em se
tratando de uma blogosfera que permita a colaboração, o debate e a integração
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