sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Realidade virtual: computador, multimídias e blogs.



Realidade virtual: computador, multimídias e blogs.
           O uso dos hardwares e softwares como facilitadores ou promovedores de atividades recreativas e para fins de realização das mais diversas atividades profissionais constitui-se em uma revolução comportamental a qual está tão fortemente instalada, que  indubitavelmente nos dispõe à certeza de que é irreversível. Nunca mais faremos as mesmas coisas do mesmo que fazíamos outrora, antes do computador. Alguns últimos moicanos das práticas antigas ainda insistem em usar a velha máquina de datilografar, outros ainda defendem que a cartinha do correio é mais afetiva que a “frieza”do email, muitos defendem as antigas brincadeiras de jogar o pinhão na terra e lamentam os jogos virtuais. Talvez nós até concordemos com muitas das assertivas, em parte saudosistas, das expostas acima. Contudo, os tempos mudaram e não adianta mais gastas os cartuchos de nossa munição intelectual, que, paradoxalmente, apela muitas vezes para causas afetivas em se tratando da defesa da permanência dos antigos costumes. A verdade é que precisamos aprender, ou melhor, reaprender a fazer as coisas antigas com as tecnologias modernas.
          Em se tratando de aspecto relevante da revolução comportamental que o computador nos trouxe, temos, na esfera software, o advento da multimídia, a qual o Dicionário Aurélio define como sendo “ combinação de diversos formatos de apresentação de informações audiovisuais, como textos imagens, sons, vídeos, animações etc.” A multimídia gerou a necessidade de estudos voltados para a utilização da mesma na perspectiva educacional. Espera-se, com os resultados dos estudos, que a multimídia possa, pelas possibilidades que ela comporta, não apenas ser uma socialização de domínio técnico e operacional das TIC ( Tecnologias de Informação e Comunicação) como também a efetiva utilização das mesmas como recursos de aprendizagem sem que seja ignorado  o processo de produção de sentidos hegemônicos que são gerados a partir da articulação de linguagens pelo uso dos textos multimidiáticos. Articulação essa que se constitui como  uma das mais importantes condições de produção dos sentidos e das tendências discursivas que orientam nossas interlocuções e mediações contemporâneas. Não basta o domínio e o reconhecimento do alcance da tecnologia, seus recursos e possibilidades,  mas imprescindível a produção de sentido pelos recursos que a multimídia nos permite.
         Abordamos a revolução comportamental e cultural na esfera da realidade virtual, enfatizando a irreversibilidade de uma prática que se instalou e pusemos em destaque a questão da multimídia. Mas dentro da multimídia há um subconjunto dessa realidade virtual que queremos por em evidencia pela suas possibilidades pedagógicas, trata-se dos blogs. Os blogs são dispositivos virtuais que encerram possibilidades de informação audiovisual e devido a isso se constitui  em podem ser empregados em duas perspectivas pedagógicas:  blogs enquanto recurso pedagógico e enquanto estratégia pedagógica. Na primeira das duas perspectivas citadas, o blog funciona como um depósito de informações do professor que a disponibiliza para o aluno, na segunda o blog constitui-se não em algo construído pelo professor, mas em uma produção de conhecimento organizada pelos alunos, ainda que sob orientação do mestre.
        Precisamos adaptar-nos a essa estrutura virtual concedida pela revolução digital e transformar nosso comportamento (já transformado pelo computador em nosso modo de fazer as coisas) adaptando o uso de multimídias e do blog para a perspectiva educacional no patamar dos cursos superiores. Precisamos levar a multimídia e o blog para a universidade afim de que possamos, pelas condições oferecidas pelos blogs e multimídias, construirmos linguagens articuladas que produzem sentidos de acordo com as exigências de nossa acelerada e mutante contemporaneidade. Levemos em conta ainda, que não somente podemos re-significar ou tonificar linguagens pelas articulações de sentido levando em conta do discurso hegemônico, como também entendermos o auxílio que a multimídia e os blogs podem nos propiciar em se tratando de uma blogosfera que permita a colaboração, o debate e a integração



Nenhum comentário:

Postar um comentário